Maio é o Mês Internacional da consciencialização da Auditoria Interna e foi também o mês escolhido pela Inspecção Geral de Finanças (IGF) para formalizar o protocolo com a Associação Moçambicana de Auditores Internos (AMAI) na realização de actividades no âmbito do Controle Interno.
O acordo preconiza a elaboração de um estudo que permita encontrar-se uma forma para certificar o profissional de Auditoria Interna, tendo em conta as suas competências e a expectativa dos benefícios esperados pela organização com o seu trabalho.
Para fortalecer a compreensão dos servidores públicos e da sociedade sobre a importância da actividade dos profissionais da área, as partes irão também debruçar-se sobre a certificação profissional dos mesmos.
O objectivo do acordo entre a Auditoria e o Controle Interno é permitir disseminar a importância da existência da actividade e a sua contribuição na melhoria da gestão pública, auxiliando as instituições a tornar-se mais eficientes e eficazes.
Na prestação de serviços, a auditoria na sua avaliação objectiva e independente tem como propósito examinar a integridade, adequação e eficácia dos controles internos, das informações financeiras, patrimoniais, contabilísticas e operacionais da entidade, com a finalidade de melhorar os processos de governança, gerenciamento de risco e de controle.
Acreditamos que as formações e capacitações em resultado desta união de esforços entre as duas instituições permitirão alcançar tal fim.
“Por uma Auditoria Interna de Excelência”